VALORES HUMANOS - RESPONSABILIDADE



            Esse ano, estou participando de 2 projetos distintos sobre “Valores Humanos”. Coincidentemente as duas escolas em que trabalho, apesar de serem em redes diferentes, adotaram este tema como projeto institucional.
            Acredito que esta escolha venha da necessidade de oportunizar aos nossos alunos, situações que os levem a repensar em suas atitudes, que desenvolva neles relações de amizade, que promova uma efetiva inclusão entre todos, assim como a construção do respeito e da responsabilidade. Percebemos que apesar de toda evolução tecnológica e científica, a humanidade não tem sido capaz de ser mais tranquila e feliz.
            Esses projetos possuem dinâmicas um pouco diferentes, mas nos dois cada turma adota um dos valores como tema principal e tenta agregar os outros de forma paralela. O meu tema nas duas escolas é: “RESPONSABILIDADE” (essa parte não foi uma coincidência! Kkkk). Escolhi esse tema, porque percebo nitidamente, nas minhas turmas, a falta de compromisso, da capacidade de cumprimento das obrigações, além de estar vivenciando em uma delas, problemas referentes a honestidade. É claro que esses problemas vão para além dos muros da escola, mas nós também temos uma carga de responsabilidade social.
            Sabemos que a família está delegando para escola, funções que cabem a ela, e não estou dizendo que temos que assumir, mas não podemos nos eximir do compromisso de formar cidadãos críticos e humanizados, como dizia Paulo Freire “alfabetizar é um ato político”. A falta de envolvimento e participação da família na vida escolar de seus filhos, afeta diretamente o nosso trabalho. Por isso, em nossos projetos, tivemos a preocupação de envolver as famílias o máximo possível.
            Para abordar o meu tema em específico, pensei em utilizar recursos variados, tais como: livros paradidáticos, filmes, dinâmicas, fichas de incentivo, etc. Resolvi elaborar essa sequência de atividades para me guia e procurei incluir o que achei mais relevante. Estou disponibilizando aqui para vocês e espero que seja útil, até porque eu sei que as nossas realidades não são muitos diferentes, independente se trabalhamos na rede pública ou privada, não é mesmo?
            Fiquem à vontade para deixar sugestões, isso sempre nos ajuda a aprimorar. E quando forem usar, não esqueçam de me marcar!











LEMBRANDO QUE ESSE MATERIAL NÃO PODE SER REPRODUZIDO EM OUTROS BLOG, POIS VIOLA A LEI DE DIREITOS AUTORAIS. 


PARA COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS USE O LINK (ENDEREÇO DO BLOG), ASSIM VOCÊ NOS INCENTIVA E COLABORA. S2

Comentários

  1. Parabéns pelo belíssimo trabalho. Foi para mim inspirador. Que Deus multiplique os seu dons para que voce continue ajudando as pessoas serem cada vez melhor na sua humanidade de uns para com os outros. continue assim. abraços fraterno

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do seu blog....está de parabéns......showw.....

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu trabalho! As atividades são muito criativas. Amei! Gratidão por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Amei esse material.Vai me ajudar muito.Que Deus na sua infinita bondade continue a lhe abençoar com sabedoria para que você possa continuar a compartilhar esses recursos maravilhosos➡❤ maravilhosas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário